Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Instrumento educativo de intervenção no estilo de vida para gestantes com sobrepeso

Texto completo
Autor(es):
Marina Garcia Manochio-Pina [1] ; Lívia Castro Crivellenti [2] ; Daniela Saes Sartorelli [3] ; Rosa Wanda Diez-Garcia [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Franca. Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Medicina Social - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Medicina Social - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil; v. 22, n. 2, p. 385-398, 2022-08-05.
Resumo

Resumo Objetivos: realizar validação semântica de imagem e texto de material educativo sobre alimentação e estilo de vida para diferentes etapas da gestação de mulheres com sobrepeso. Métodos:. estudo qualitativo, descritivo e analítico, transversal, para adaptação e validação semântica de mensagens e imagens, com grupos focais, de material educativo para gestantes em três períodos do pré-natal e de roteiros de apoio direcionados aos profissionais de saúde. Foram observados os Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa (COREQ) Resultados: participaram do estudo sete gestantes adultas entre 21 e 40 anos em atendimento de pré-natal e 17 nutricionistas entre 25 e 51 anos. A validação dos folders constituiu-se em sete sessões de grupo focal com intervalo de uma semana entre os grupos. Para cada folder, aconteceram pelo menos dois encontros com grupos focais e para a construção de cada roteiro foi realizado um encontro. Foram realizados ajustes da linguagem paras as mensagens e mudança de duas imagens para melhorar a autoidentificação das gestantes. Foram propostas adaptações textuais nos roteiros de conteúdo técnico e didático. Conclusão: o material educativo foi adaptado semântica e imageticamente, sendo um instrumento didático de fácil acesso para ser empregado na atenção primária e secundária à saúde, apoiando gestantes e profissionais da saúde sobre alimentação e estilo de vida. (AU)

Processo FAPESP: 17/18980-2 - Adesão às metas de uma intervenção no estilo de vida entre gestantes com sobrepeso e seu efeito em desfechos perinatais
Beneficiário:Lívia Castro Crivellenti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 17/15386-2 - Estudo de intervenção nutricional em gestantes com sobrepeso atendidas em Unidades Básicas de Saúde: um ensaio clínico aleatorizado controlado.
Beneficiário:Daniela Saes Sartorelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular