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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Elaboração e validação de histórias infantis como estratégia de educação em saúde na fonoaudiologia

Texto completo
Autor(es):
Laura Lima Costa [1] ; Tatiane Martins Jorge [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências da Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 34, n. 6 2022-08-19.
Resumo

RESUMO Objetivo Desenvolver e validar histórias infantis voltadas para a educação em saúde na Fonoaudiologia. Método Estudo transversal, descritivo, quali-quantitativo de duas etapas. 1ª) elaboração de 10 histórias infantis, questões norteadoras, notas explicativas e ilustrações. 2ª) validação por juízes (fonoaudiólogos, educadores e familiares) em duas fases. Na primeira, a amostra foi composta por 42 juízes e na segunda por 28. Para acessar os materiais e o questionário de validação, foi disponibilizado um website. O questionário investigava os dados pessoais dos juízes e a percepção dos juízes em relação ao conteúdo, ao vocabulário, às ilustrações, à estrutura e à motivação dos materiais. Utilizou-se escala Likert de concordância de cinco pontos, com espaços para sugestões em cada questão. A análise quantitativa ocorreu por meio do Índice de Validade do Conteúdo e do Coeficiente de Validade de Conteúdo. A análise qualitativa ocorreu a partir dos comentários feitos pelos juízes. O índice mínimo de concordância entre os juízes sobre a decisão de alterar ou não os materiais foi de 80%. Resultados A primeira fase apontou necessidade de modificar três títulos e dois vocabulários (bullying e dique), e de aumentar a idade mínima sugerida para acesso aos materiais para cinco anos de idade. A segunda fase revelou boa aceitabilidade em todas as mudanças realizadas. Conclusão Os materiais elaborados foram validados e podem ser usados como ferramentas de educação em saúde por fonoaudiólogos e educadores, e também pelos familiares. (AU)

Processo FAPESP: 20/16550-3 - Elaboração e validação de histórias infantis como estratégia de educação em saúde na Fonoaudiologia
Beneficiário:Laura Lima Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica