Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Significados do alcoolismo em uma reunião feminina de Alcoólicos Anônimos na cidade de São Paulo, SP, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Edemilson Antunes de Campos [1] ; Francine Even de Sousa Cavalieri [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[2] USP. Escola de Enfermagem. Programa Interunidades em Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 26, 2022-10-07.
Resumo

O objetivo deste artigo é compreender os significados do alcoolismo de uma maneira êmica, isto é, tal como ele é concebido e vivenciado por mulheres que frequentam uma reunião feminina de Alcoólicos Anônimos (AA). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, em uma reunião exclusiva de mulheres em um grupo localizado na cidade de São Paulo, Brasil. O alcoolismo está ligado às assimetrias de gênero, que estabelecem uma diferença entre homens e mulheres em relação ao uso de bebidas alcoólicas, de modo que a reunião feminina de AA possui uma dimensão política que se contrapõe à cultura patriarcal de AA ao garantir às mulheres um espaço de gênero, moral e politicamente, privilegiado para que elas possam compartilhar e significar suas experiências e, por essa via, realizar seu tratamento do alcoolismo. (AU)

Processo FAPESP: 17/18535-9 - Alcoolismo feminino, doença e gênero: representações e práticas sobre o uso de álcool e do alcoolismo de mulheres, membros de Alcoólicos Anônimos
Beneficiário:Edemilson Antunes de Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular