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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Populismo, desinformação e Covid-19: comunicação de Jair Bolsonaro no Twitter

Texto completo
Autor(es):
Claudio Luis de Camargo Penteado ; Denise Hideko Goya [2] ; Patrícia Dias dos Santos [3] ; Luiza Jardim [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Media & Jornalismo; v. 22, n. 40, p. 239-260, 2022-06-30.
Resumo

Resumo As plataformas digitais têm se configurado como terreno fértil para a propagação de discursos populistas e de desinformação. Neste contexto, o artigo tem como objetivo realizar um estudo da comunicação no Twitter de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o presidente brasileiro se posicionou contra as medidas de isolamento social e fez a defesa de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19, o que gerou dificuldades para o combate da epidemia no país. Visando estudar as estratégias de comunicação adotadas por Bolsonaro durante o período inicial da pandemia, o estudo realizou uma análise em dois níveis: (i) análise de tópicos de todas as publicações no período; e (ii) análise de conteúdo das 100 mensagens mais retuitadas. Os resultados indicam que a estratégia de comunicação populista, evocando emoções de raiva e com porcentagem relevante de desinformação, produz os conteúdos que são mais compartilhados por seus seguidores. (AU)

Processo FAPESP: 18/23022-3 - Observatório de conflitos na internet
Beneficiário:Carlos Alberto Kamienski
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular