Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Gestão do conhecimento e Indústria 4.0: uma análise crítica da literatura e agenda futura

Texto completo
Autor(es):
Vagner Batista Ribeiro [1] ; Davi Nakano [2] ; Jorge Muniz Jr. [3] ; Rafaela Brino de Oliveira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista – UNESP. Production Department - Brasil
[2] University of São Paulo – USP. Production Department - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista – UNESP. Production Department - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista – UNESP. Production Department - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 29, 2022-12-05.
Resumo

Resumo Este artigo tem como objetivo discutir como a Gestão do Conhecimento (GC) influencia a implementação da Indústria 4.0 (I4.0). O artigo analisa a literatura relevante e explora oportunidades de pesquisa relacionadas, que podem fornecer insights e auxiliar pesquisadores em estudos futuros. As tecnologias I4.0 podem influenciar na flexibilidade e autonomia do trabalho, no desempenho e na inovação, mas a aquisição e disseminação do conhecimento, principalmente no chão de fábrica, permanecem dependentes dos funcionários, indicando preocupações humanas que podem ser suportadas pela GC. Realizamos uma revisão de literatura sobre KM e I4.0 em 41 artigos selecionados da Clarivate Web of Science Core Collection, publicados entre 2010 e 2021. Foram produzidos resumos estruturados, que conduzem aos temas mais amplos. Os resultados indicam três temas que relacionam GC e I4.0: Tecnologia, que explora as demandas de infraestrutura para implementação e sua influência no processo de criação do conhecimento; GC e aprendizagem, que reforçam a importância das hard e soft skills e indicam a necessidade de investigar os fatores facilitadores para a criação e compartilhamento do conhecimento; e Engajamento do trabalhador, que considera aspectos comunicacionais, culturais e de confiança para o desenvolvimento do trabalhador. Este artigo explora a implementação da I4.0 e aponta preocupações envolvendo os trabalhadores e a adoção de tecnologias, que podem fornecer insights e auxiliar pesquisadores em futuras práticas de Gestão de Operações e pesquisas relacionadas. (AU)

Processo FAPESP: 21/10944-2 - Impactos da indústria 4.0 no trabalhador: estudo de casos da indústria automotiva brasileira, britânica, canadense e chinesa
Beneficiário:Jorge Muniz Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular