Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Autoconfiança e conhecimento na liderança em atendimento crítico: simulação com a técnica “olhos vendados”

Texto completo
Autor(es):
Izabela Meneghesso [1] ; Isadora Freitas Marcatto [2] ; Beatriz Fernandes Wada [3] ; Maísa Guermandi [4] ; Fernanda Berchelli Girão [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Gaúcha Enferm.; v. 43, 2023-03-03.
Resumo

RESUMO Objetivo: Verificar as contribuições do uso da técnica de “olhos vendados” na autoconfiança e conhecimento de estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente crítico em cenários clínicos simulados. Método: Estudo quase-experimental com 25 estudantes do curso de enfermagem de uma Universidade Federal do interior de São Paulo entre novembro e dezembro de 2021. Os participantes responderam à Escala Self-confidence Scale e ao Checklist de Conhecimento, Habilidades e Atitudes em Reanimação Cardiorrespiratória, pré e pós-intervenção. Realizou-se a análise descritiva do checklist e o teste de Wilcoxon para avaliar o checklist e Self-confidence Scale. Resultados: Média de 4,04 acertos adicionais na amostra analisada, através da diferença de acertos entre os dois momentos. Um total de 80% da amostra demonstrou um aumento no conhecimento. Conclusão: Os estudantes em papéis de liderança após a simulação clínica com a técnica “olhos vendados”, apresentaram um aumento de conhecimento e autoconfiança durante a assistência nos cenários críticos. (AU)

Processo FAPESP: 20/03809-9 - Contribuições do uso da técnica olhos vendados em simulação clínica: comunicação verbal de estudantes de enfermagem em situações de atendimento ao paciente crítico
Beneficiário:Izabela Meneghesso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica