Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Potássio nas frações texturais de um Latossolo

Texto completo
Autor(es):
Marcio Koiti Chiba [1] ; William Natale [2] ; Mara Cristina Pessôa da Cruz [3] ; Luiz Antonio Junqueira Teixeira [4] ; José Frederico Centurion [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[4] Instituto Agronômico. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Scientiarum. Agronomy; v. 30, n. 4, p. 581-587, 2008-12-00.
Resumo

Este trabalho teve por objetivo estudar a distribuição de formas não-trocáveis de potássio, em frações texturais de um Latossolo cultivado com bananeira, por dois anos, em dois regimes hídricos (parcelas principais), e doses de potássio (0, 300, 600 e 900 kg ha-1) (subparcelas), seguindo delineamento em blocos casualizados, com parcelas subdivididas. Verificou-se que os maiores teores de potássio (trocável e não-trocável) estão contidos nas frações mais finas: argila e silte. Neste sistema de cultivo e com a aplicação dos adubos na superfície, a movimentação do nutriente, nas camadas estudadas, esteve associada à presença e movimentação da água no perfil do solo. A irrigação desempenhou papel relevante na distribuição das formas do K. Nas parcelas irrigadas, houve mobilização do K até 60 cm de profundidade. Houve efeitos significativos das doses de potássio nas formas não-trocáveis do nutriente, evidenciando a migração do potássio da solução do solo para o complexo de troca e deste para formas mais fortemente retidas. A quantidade de potássio exportada pela planta foi maior que a variação dos teores trocáveis, indicando que formas não-trocáveis estariam sendo aproveitadas pelas plantas. (AU)

Processo FAPESP: 00/01394-2 - Disponibilidade e formas de potassio para a cultura da bananeira.
Beneficiário:Marcio Koiti Chiba
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado