Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Colonização orofaríngea de crianças à admissão em uma unidade de cuidados intensivos

Texto completo
Autor(es):
Denise Miyuki Kusahara [1] ; Maria Angélica Sorgini Peterlini [2] ; Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Paulista de Enfermagem; v. 20, n. 4, p. 421-427, 2007-12-00.
Resumo

OBJETIVOS: Estudo prospectivo que objetivou identificar o padrão microbiológico da colonização da orofaringe de crianças à admissão em uma Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP) e verificar a influência de características relativas à criança e terapêutica implementada antes da admissão sobre o padrão de colonização orofaríngeo. MÉTODOS: As 55 crianças que compuseram a amostra foram submetidas a coleta de secreção de orofaringe nas primeiras 24 horas de internação. RESULTADOS: A maioria das crianças eram eutróficas, admitidas no hospital em situação de emergência, portadoras de afecções crônicas, sem alterações clínicas da arcada dentária e mucosa da cavidade oral. CONCLUSÃO: As características das crianças e terapêutica não interferiram significantemente no padrão microbiológico da colonização orofaríngea das crianças na admissão na UCIP, contudo verificou-se que crianças portadoras de microorganismos patógenos apresentaram tempo de internação hospitalar maior (p=0,020) do que aquelas colonizadas somente por espécies de flora normal. (AU)

Processo FAPESP: 04/13361-2 - Higiene oral na prevenção de pneumonia associada à ventilação pulmonar mecânica em crianças
Beneficiário:Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular