Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Características do espectro de gotas e potencial de deriva de diferentes classes de gotas e volumes de aplicação da mistura de atrazine com nicosulfuron

Texto completo
Autor(es):
Arthur Duarte Rodrigues Neto [1] ; Naiane Antunes Alves Ribeiro [2] ; Fagner Angelo da Silva e Oliveira [3] ; Glaucia Amorim Faria [4] ; Evandro Pereira Prado [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Programa de Pós-graduação em Agronomia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Programa de Pós-graduação em Agronomia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Programa de Pós-graduação em Agronomia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Matemática - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Produção Vegetal - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 53, n. 12 2023-05-26.
Resumo

RESUMO: Nesta pesquisa foram avaliados os Diâmetros Medianos Volumétricos (DMVs), Amplitude Relativa (AR), percentual de gotas com diâmetro menor que 100 µm (V100) e porcentagem de deriva (% deriva) de quatro classes de gota (Fina, Média, Grossa e Muito Grossa) em dois volumes de aplicação (77L.ha-1e 144L.ha-1) utilizando a mistura dos herbicidas atrazine e nicosulfuron (2500 + 15 gi.a. ha-1), utilizando os métodos de PDIA e de túnel de vento. Os experimentos foram realizados sob o delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 4 × 2 (classes de gota × volumes de aplicação), com cinco repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey a 5%, e a correlação entre as variáveis calculada considerando o coeficiente de Pearson a 1% e 5%. O DMV de todas as classes de gotas foi significativamente diferente nos dois volumes. O DMV mínimo para a classificação da classe de gota Grossa não foi atingido nos dois volumes de aplicação. As maiores médias de AR foram observadas no volume de 77 L.ha-1. Todos os tratamentos apresentaram diferenças significativas na análise de V100 e % deriva com as maiores médias observadas nas classes de gota Fina (144 L.ha-1) e Média (77 L.ha-1). Verificou-se correlação negativa entre DMV × V100 e DMV × % deriva e correlação positiva entreV100 × % deriva nos dois volumes. No volume de 77 L.ha-1 a AR correlacionou-se negativamente com o DMV e positivamente com V100 e % deriva. No volume de 144 L.ha-1 a correlação entre AR e DMV, V100 e % deriva não foi significativa. (AU)

Processo FAPESP: 20/07059-4 - Interferência de diferentes classes de gotas e volumes de aplicação no desempenho da mistura de atrazine e nicosulfuron no manejo da matocompetição no consórcio milho-braquiária (Urochloa ruziziensis)
Beneficiário:Arthur Duarte Rodrigues Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado