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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Lei do desmanche, PCC e mercados

Texto completo
Autor(es):
Gabriel Feltran [1] ; Rafael Rocha [2] ; Janaina Maldonado [3] ; Gregório Zambon [4] ; Fernanda de Gobbi [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Sciences Po - França
[2] Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil
[3] Universität Hamburg - Alemanha
[4] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Tempo Social, revista de sociologia da USP; v. 35, n. 1, p. 17-43, 2023-06-19.
Resumo

Resumo No estado de São Paulo, as notificações de roubos e furtos de veículos cresceram entre 2003 e 2014. Desde então, esse tipo de crime tem diminuído. O que explicaria essa oscilação? Combinando experiências etnográficas e dados quantitativos, o artigo propõe um quadro analítico composto por três hipóteses explicativas: (i) a implementação da “Lei do Desmanche”; (ii) as transformações nas dinâmicas do Primeiro Comando da Capital e (iii) as mudanças econômicas associadas à indústria automobilística. Nossos resultados sugerem que a implementação da “Lei do Desmanche”, regulando o mercado ilegal de autopeças, teve efeitos decisivos na diminuição da subtração veicular. As demais hipóteses sugerem efeitos acessórios que também merecem atenção. (AU)

Processo FAPESP: 20/07160-7 - Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul)
Beneficiário:Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático