Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sangue de menina-velha: adoção e menstruação entre os Korubo

Texto completo
Autor(es):
Juliana Oliveira Silva [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Estudos Feministas; v. 31, n. 3 2023-11-17.
Resumo

Resumo: Em 2019, realizei a minha primeira e única reclusão menstrual entre os Korubo de recente contato da Terra Indígena Vale do Javari (Amazonas, Brasil). A menstruação e a reclusão menstrual (tsat vule) consistem em permanecer sentada enquanto o sangue desce. No meu caso, durante a reclusão, houve um acidente com um dos anciões que levou ao início dos rituais de canto-choro e, posteriormente, uma das minhas anfitriãs entrou em estado de raiva. Este artigo parte da minha reclusão menstrual como um estudo de caso para analisar as concepções korubo sobre os brancos, a adoção e a menstruação. Argumento que a reclusão menstrual da antropóloga, tratada como menina e velha, pode ser interpretada como uma menarca anômala em que concepções ameríndias sobre os brancos são reconstruídas sob o aspecto performativo do parentesco. (AU)

Processo FAPESP: 23/02002-2 - Mercadorias e dinheiro entre povos indígenas de recente contato: um novo contexto para o estudo da indigenização dos bens
Beneficiário:Juliana Oliveira Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado