Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resposta temporal diferencial de voláteis induzidos por herbivoria (HIPVs) em Croton floribundus Spreng. (Euphorbiaceae)

Texto completo
Autor(es):
Débora Pinheiro-Oliveira [1] ; Giselle da Silva Pedrosa [2] ; Silvia Ribeiro de Souza [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Pesquisas Ambientais - Brasil
[2] Universidade Federal do ABC. Centro de Ciências Naturais e Humanas - Brasil
[3] Instituto de Pesquisas Ambientais - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 50, 2023-11-13.
Resumo

RESUMO Neste estudo foi demonstrado que o Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae), um herbívoro generalista, promove a emissão de compostos orgânicos voláteis (COV) em Croton floribundus (L.) Spreng., uma espécie pioneira amplamente utilizada na área urbana brasileira. Avaliou-se a qualidade e quantidade de emissão de COV em diferentes momentos (2, 6 e 24 horas e no intervalo de 4 e 9 dias) de infestação por T. urticae. Os resultados mostram que C. floribundus emitiu 23 voláteis após infestação, incluindo monoterpenos, sesquiterpenos e voláteis de folhas verdes. Diferenças significativas entre plantas infestadas e não infestadas foram detectadas após 24 horas de tratamento, em particular foram observadas alterações nos níveis de metil salicitato. Em contraste, o 3-hexen-1ol, linaool, geranil acetona e cariofileno parecem ter sido inibidos pela infestação horária. O α-farneseno, metil salicilato, 3-careno, benzoato de 3-hexen-1ol e nerolidol foram os principais compostos induzidos após quatro dias de infestação. Este estudo demonstra que o buquet de COVs emitido por C. floribundus depende do tempo de infestação da T. urticae e sugere que a interação ecológica mediada por COVs pode ser menos eficiente em espécie pioneira. (AU)

Processo FAPESP: 16/25109-3 - Voláteis de plantas em remanescentes da Mata Atlântica sob influência antrópica
Beneficiário:Silvia Ribeiro de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 12/11663-8 - Ação do ozônio atmosférico nas múltiplas funções dos compostos orgânicos voláteis de plantas nativas
Beneficiário:Silvia Ribeiro de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular