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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza

Texto completo
Autor(es):
Vanda Mendes Ribeiro [1] ; Paula Reis Kasmirski [2] ; Choukri Ben Ayed [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Jus - Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social - Brasil
[2] Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo - Brasil
[3] Université de Limoge - França
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Pesqui.; v. 49, 2023-12-15.
Resumo

Resumo Este artigo analisa a relação entre a equidade educacional em escolas públicas municipais do ensino fundamental 1 do Estado do Ceará e do município de Fortaleza (mais de 70% das matrículas) e a vulnerabilidade social nos seus territórios, entre 2011 e 2017. Usou-se o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e georreferenciou-se as escolas. Com base no modelo do índice de pobreza proposto por Foster, Greer e Thorbecke ( 1984), operacionalizou-se o conceito de equidade à luz de Crahay ( 2000) e Ribeiro ( 2014). Marcadores sociais como raça/cor, gênero e classe econômica, nesse caso, definidas à luz do Critério Brasil, todos considerando as respostas dos alunos aos questionários associados à Prova Brasil, permitiram ampliar o olhar sobre a equidade. Concluiu-se que, no Estado do Ceará, houve ampliação da equidade, beneficiando também os territórios de vulnerabilidade social nos territórios, de forma mais intensa que no país e no Nordeste. Essa tendência beneficiou também grupos sociais tradicionalmente desfavorecidos, quando se observa os marcadores sociais gênero e raça/cor. Em comparação com outras capitais do Nordeste, Fortaleza denota melhora da equidade em territórios de alta e média vulnerabilidade social. (AU)

Processo FAPESP: 18/11257-6 - Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social
Beneficiário:Vanda Mendes Ribeiro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular