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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dimensão pedagógica e ético-política do trabalho social em um projeto ATHIS

Texto completo
Autor(es):
Geisa Bordenave [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Katálysis; v. 26, n. 3, p. 487-494, 2023-10-23.
Resumo

Resumo Neste artigo buscamos refletir sobre a atuação da equipe social no projeto de Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) na Chácara do Catumbi, no Rio de Janeiro, após a sentença de Usucapião Especial Coletivo Urbano, que garantiu aos moradores, anteriormente ameaçados de remoção, a permanência no território e a propriedade coletiva da terra. O projeto foi realizado no ano de 2019 com financiamento do Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro, participação da Pastoral de Favelas, e equipe social vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, visando à criação de um condomínio especial urbano, conforme previsto no Estatuto da Cidade. Inserido em pesquisa mais ampla acerca da coprodução social da cidade, objetivamos refletir sobre a atuação da equipe neste projeto, analisando as contribuições da parceria com a Universidade, aspectos relacionados à assessoria técnica, questões pertinentes à dimensão pedagógica do trabalho social desenvolvido, assim como aspectos ético-políticos. (AU)

Processo FAPESP: 19/13365-3 - CoPOlis - co-produção social da cidade e ciência cidadã: uma perspectiva comparada sobre classe trabalhadora e bairros precários na França e no Brasil
Beneficiário:João Sette Whitaker Ferreira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático