Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O corpus AMR-PT e a anotação semântica de sentenças desafiadoras de textos jornalísticos e opinativos

Texto completo
Autor(es):
Marcio Lima Inácio ; Marco Antonio Sobrevilla Cabezudo [2] ; Renata Ramisch [3] ; Ariani Di Felippo [4] ; Thiago Alexandre Salgueiro Pardo [5]
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada; v. 39, n. 3 2023-09-15.
Resumo

RESUMO Abstract Meaning Representation (AMR) é uma linguagem de representação semântica bastante popular em processamento de línguas naturais (PLN). Ela codifica o significado das sentenças em grafos orientados (enraizados). Para o inglês, há um grande corpus com anotação AMR que subsidia métodos e aplicações de PLN. Para a anotação de corpora em línguas que não sejam o inglês, incluindo o português brasileiro, têm-se aplicado estratégias automáticas ou manuais. As automáticas se baseiam essencialmente no alinhamento entre corpora paralelos e na herança da anotação AMR, enquanto as estratégias manuais focalizam na adaptação das diretrizes originais de anotação AMR (para o inglês) em função da língua-alvo. Ambas as estratégias, automática ou manual, precisam lidar com certos fenômenos linguísticos desafiadores. Neste trabalho, exploram-se características do português para as quais o modelo AMR foi adaptado e apresentam-se dois corpora anotados: AMRNews, corpus composto por 870 sentenças anotadas, provenientes de textos jornalísticos, e o corpus OpiSums-PT-AMR, contendo 404 sentenças opinativas em AMR. (AU)

Processo FAPESP: 19/07665-4 - Centro de Inteligência Artificial
Beneficiário:Fabio Gagliardi Cozman
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa eScience e Data Science - Centros de Pesquisa em Engenharia