Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cravo-de-defunto (Tagetes erecta L.) como cultura atrativa para inimigos naturais em cultivo de cebola

Texto completo
Autor(es):
Luís Cláudio Paterno Silveira [1] ; Evoneo Berti Filho [2] ; Leonardo Santa Rosa Pierre [3] ; Fernanda Salles Cunha Peres [4] ; Julio Neil Cassa Louzada [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UFLA. Depto. de Entomologia - Brasil
[2] USP. ESALQ. Depto. de Entomologia e Acarologia - Brasil
[3] USP. ESALQ. Depto. de Entomologia e Acarologia - Brasil
[4] UNESP. FCAV. Depto. de Fitossanidade - Brasil
[5] UFLA. Depto. de Biologia
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 66, n. 6, p. 780-787, 2009-12-00.
Resumo

A cebola é a terceira hortaliça mais cultivada em São Paulo, cujo cultivo orgânico tende a crescer devido ao grande mercado consumidor existente. O manejo das pragas na cebolicultura orgânica baseia-se nos extratos de plantas inseticidas que, além de terem eficiência não comprovada, podem afetar negativamente os inimigos naturais. A utilização de plantas atrativas a inimigos naturais no entorno dos cultivos de cebola pode ser uma boa opção para os produtores, pois potencialmente aumentam a diversidade da artropodofauna e podem regular naturalmente as populações de espécies pragas. Verificou-se o efeito de linhas de cravo-de-defunto (Tagetes erecta L.) como cultura atrativa a inimigos naturais em campos de cebola. O experimento foi realizado em propriedade orgânica certificada, instalando-se linhas de cravo-de-defunto nas bordaduras de dois campos de cebola. Os tratamentos foram definidos coletando-se amostras nas plantas de cebola próximas às linhas da atrativa (5m) e distante das linhas (30 m). De maneira geral, observou-se maior quantidade de artrópodes fitófagos nas plantas de cebola longe da faixa atrativa e, inversamente, maior quantidade de inimigos naturais próximos à faixa. A riqueza de espécies também foi maior nas coletas próximas, o mesmo valendo para o índice de diversidade de Shannon. Portanto, a manutenção de linhas de cravo-de-defunto próximas ao cultivo de cebola promoveu maior riqueza e diversidade de artrópodes, bem como maior número de entomófagos, resultando em menor presença de fitófagos nas plantas, auxiliando na regulação natural das pragas da cultura. (AU)

Processo FAPESP: 03/09819-0 - Manejo do habitat para conservacao de inimigos naturais em cultivo organico de hortalicas.
Beneficiário:Evoneo Berti Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 03/01497-4 - Manejo do habitat para conservação de inimigos naturais em cultivo orgânico de hortaliças
Beneficiário:Luís Cláudio Paterno Silveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado