Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Trajetórias da infraestrutura no Brasil. Concepções, operacionalizações e marcos conceituais em perspectiva

Texto completo
Autor(es):
Jeferson Cristiano Tavares [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos Metrópole; v. 26, n. 60, p. 443-464, 2024-05-13.
Resumo

Resumo São recorrentes as incompatibilidades derivadas da implantação de infraestruturas sobre dinâmicas territoriais consolidadas. Partindo desse axioma, o objetivo deste artigo é investigar como o planejamento de infraestruturas incorre nessas incompatibilidades. Metodologicamente, o estudo apoia-se nas escolas teóricas que relacionam infraestrutura e cidade; e utiliza análises de novas infraestruturas ou de intervenções em infraestruturas existentes. O texto se desenvolve por breve revisão dos padrões históricos infraestruturais; pelo entendimento das prioridades nas suas concepções; e pelo estudo dos seus ciclos operacionais. Desse quadro, foi possível formular o argumento de que, no Brasil, a infraestrutura é concebida para (re)estruturar setores e, quando implantada, (des)estrutura lugares. Esse argumento motivou a investigação de novos marcos conceituais que permitiram advogar por infraestruturas que sejam concebidas por evidências territoriais. (AU)

Processo FAPESP: 22/01583-9 - Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras: perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades
Beneficiário:Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial