Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DIRETA DA INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA VIA JULGAMENTO POR INDEXADORES

Texto completo
Autor(es):
Renato Fernandes Correa [1] ; Mariângela Spotti Lopes Fujita [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência da Informação - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Encontros Bibli; v. 29, 2024-04-08.
Resumo

RESUMO Objetivo: Com a finalidade de avaliar um sistema de indexação automática aplicado a e-books, este trabalho propõe e aplica um método para avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, quanto à qualidade dos termos de indexação atribuídos automaticamente aos documentos. Método: Realizou-se uma pesquisa metodológica de natureza descritiva e aplicada, utilizando-se procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. Inicialmente, por meio de revisão de literatura, delimitaram-se as etapas do método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, para depois proceder à construção de instrumento para coleta de dados e aplicação do método proposto na avaliação da indexação automática do sistema SISTRA, na indexação de e-books técnicos-científicos. Resultado: O método proposto de avaliação é apresentado através de diagrama e descrição de etapas. O método consiste, primeiramente, no julgamento por indexadores da qualidade dos termos atribuídos pelo sistema de indexação automática a uma amostra de documentos digitais e, posteriormente, na análise de valores calculados para métricas de qualidade da indexação automática. A aplicação do método proposto se mostrou útil numa primeira avaliação de um sistema de indexação automática. Conclusões: Conclui-se que o método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores propicia a padronização da avaliação e sua prática por profissionais da informação, e que a avaliação direta é uma atividade necessária para a aplicação e a adoção da indexação automática na indexação por assunto de documentos digitais, no âmbito das unidades de informação. (AU)

Processo FAPESP: 19/25470-6 - Representação documental automática e multilíngue de textos técnico-científicos (SISTRA)
Beneficiário:Mariângela Spotti Lopes Fujita
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular