Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

[Eficácia do HoofCare® no tratamento da dermatite digital em vacas leiteiras]

Texto completo
Autor(es):
A.P.A. Mendonça [1] ; P.H.M. Teodoro ; J.R.B. Silva [3] ; R.B.R. Moura [4] ; R. Ravetti ; C.A. Rodrigues [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 76, n. 3 2024-05-03.
Resumo

RESUMO Este estudo teve como objetivo determinar a eficácia do HoofCare® tópico no tratamento da dermatite digital (DD) em vacas leiteiras. Trinta e seis vacas Holandesas de alto rendimento, com DD em pelo menos um dos membros, foram incluídas e divididas aleatoriamente em dois grupos, totalizando 42 membros. O grupo de tratamento alternado consistiu de 21 membros tratados por três dias alternados, a cada 48 horas, e o grupo de tratamento contínuo consistiu de 21 membros tratados a cada 24 horas, por cinco dias. As vacas foram submetidas ao exame de claudicação, à análise termográfica, à análise qualitativa e quantitativa das lesões no D0 (momento da identificação da lesão e antes do tratamento), no D4 (quarto dia de tratamento) e no D10 (cinco dias após o término do tratamento). Os dados foram comparados entre diferentes momentos e grupos. Não houve diferença significativa entre os grupos para as variáveis ​​avaliadas. Entretanto, ambos os grupos apresentaram redução no grau de claudicação, na área da lesão, na temperatura local e regressão do estágio ativo para o inativo das lesões. Assim, este estudo de curto prazo demonstra sugestiva eficácia do HoofCare® no tratamento da DD e recomenda a realização de mais estudos de longo prazo. (AU)

Processo FAPESP: 10/18230-4 - Potencial trombogênico e farmacocinética da gentamicina no plasma e líquido sinovial de equinos, após administrações em doses únicas intravenosa e intravenosa regional
Beneficiário:Celso Antonio Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular