Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

DA IMIGRAÇÃO INDESEJADA À IMIGRAÇÃO CELEBRADA: REPRESENTAÇÕES DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TRÊS JORNAIS BRASILEIROS NO IMEDIATO PÓS-GUERRA (1946-1958)

Texto completo
Autor(es):
Bruno Naomassa Hayashi [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sociologia & Antropologia; v. 14, n. 1 2024-04-15.
Resumo

Resumo A representação brasileira da imigração japonesa passou por rápidas transformações nos primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial. Neste artigo analisa-se, a partir do ponto de vista de três jornais brasileiros, o processo de transformação das imagens da imigração japonesa, de sua quase proibição em 1946 (durante a Constituinte) até as celebrações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil em 1958. Os três jornais são: O Estado de S. Paulo (SP), o Jornal do Brasil (RJ) e o Jornal do Commercio (RJ). Em comum, todos partem de uma mesma posição de apoio à proibição em 1946 e chegam a uma mesma posição de homenagem e celebração em 1958. O caminho que liga o percurso, no entanto, é sensivelmente distinto. O objetivo do trabalho é identificar empiricamente as formas de representação do grupo minoritário japonês em veículos de imprensa de grande circulação no imediato pós-guerra. Além disso, busca-se delinear alguns dos fatores que inf luenciaram nas transformações dessas representações, verificando a importância da economia, da geopolítica, da ação de lideranças e associações locais, assim como das ideologias raciais e de nacionalidade que dominam o debate público em cada momento. (AU)

Processo FAPESP: 21/07202-4 - O declínio do perigo amarelo: transformações das ideologias raciais no pós-guerra brasileiro
Beneficiário:Bruno Naomassa Hayashi
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 17/25367-5 - O amarelo e o negro: fronteiras étnico-raciais e de classe na desigualdade brasileira
Beneficiário:Bruno Naomassa Hayashi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado