Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Câncer de Mama: Significados Atribuídos por Mulheres Lésbicas e suas Parceiras aos Cuidados em Saúde

Texto completo
Autor(es):
Carolina de Souza [1] ; Manoel Antônio dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 34, 2024-06-17.
Resumo

Resumo Nos serviços oncológicos, perguntas sobre orientação sexual sequer são incluídas durante as consultas, reforçando a invisibilização de mulheres lésbicas. Isso acaba sustentando o pressuposto de que todas as mulheres assistidas em decorrência do câncer de mama têm sexualidade hetero-orientada. Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar os significados atribuídos por mulheres lésbicas com câncer de mama e suas parceiras às práticas de cuidado e às suas necessidades de saúde. Participaram sete mulheres, sendo que quatro haviam recebido diagnóstico de câncer de mama e três eram suas parceiras íntimas. Foram realizadas entrevistas individuais, em profundidade, submetidas à análise temática, interpretadas na perspectiva de gênero. Pacientes e parceiras relataram que receberam cuidados adequados nos serviços de saúde e se sentiram apoiadas pelos profissionais, mas também vivenciaram episódios nos quais se sentiram desrespeitadas e discriminadas. Os achados endossam a necessidade de adoção de políticas de saúde inclusivas, sensíveis às especificidades das mulheres lésbicas. (AU)

Processo FAPESP: 16/26212-2 - Significados atribuídos por mulheres homossexuais e suas parceiras ao adoecimento por câncer de mama e ao tratamento oncológico
Beneficiário:Carolina de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado