Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Vale quanto pesa? A influência das eleições de governador sobre a composição da Câmara dos Deputados no Brasil (1994-2018)

Texto completo
Autor(es):
Vinícius Silva Alves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Opin. Publica; v. 29, n. 3, p. 761-791, 2024-02-05.
Resumo

Por mais de duas décadas, dois partidos protagonizaram a competição presidencial no Brasil, o que levou parte da literatura a considerar que o sistema partidário nacional estaria centrado na corrida presidencial. Estudos recentes, porém, têm destacado a influência do arranjo federativo e de eleições subnacionais para o entendimento do sistema político brasileiro. Este artigo emprega um modelo de regressão binomial negativo para examinar dados eleitorais de 1994 a 2018 e testar a hipótese de que as eleições para governador são mais influentes do que a corrida presidencial na distribuição de assentos na Câmara dos Deputados. Destacam-se os seguintes resultados: (i) liderar uma coligação presidencial não acresce o número de cadeiras conquistadas na Câmara; (ii) lançar candidatos a governador amplia a quantidade de deputados federais eleitos por cada partido. (AU)

Processo FAPESP: 20/14153-7 - Elites em xeque? Desafios à democracia partidária em perspectiva longitudinal e experimental
Beneficiário:Vinícius Silva Alves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 23/05985-7 - Elites em xeque? Desafios à democracia partidária em perspectiva longitudinal e experimental
Beneficiário:Vinícius Silva Alves
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado