Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A produção do humano na Oceanografia Clássica: uma crítica a partir da Oceanografia Socioambiental

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Goulart Moreira Moura [1] ; Antônio Carlos SantAna Diegues [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of Pará. Post-Graduation Program in Oceanography and Post-Graduation Program in Amazonian Family Farming - Brasil
[2] Center for Support to Research on Human Populations in Brazilian Humid Areas. Post-Graduation Program in Environmental Sciences - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambiente & Sociedade; v. 26, 2024-02-23.
Resumo

Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar, em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental, a produção do pescador artesanal por um grupo de profissionais que mobilizaram conhecimentos e verdades para a criação de uma legislação de pesca no estuário da Lagoa dos Patos (RS). Como resultado, observa-se uma formação discursiva estruturada por eixos paradigmáticos clássicos da oceanografia que operam no sentido de estereotipificar os pescadores artesanais e influenciam a criação de políticas públicas. (AU)

Processo FAPESP: 09/10562-0 - Des-re-territorialização dos pescadores artesanais no estuário da Lagoa dos Patos (RS) numa perspectiva etnooceanográfica.
Beneficiário:Gustavo Goulart Moreira Moura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado