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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Conhecendo egressos do curso técnico de Enfermagem do PROFAE

Texto completo
Autor(es):
Bogus, Claudia Maria [1] ; Sanches Bersusa, Ana Aparecida [2] ; Martins, Cleide Lavieri [1] ; Loureiro Escuder, Maria Mercedes [2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, Sch Publ Hlth, BR-01246904 Sao Paulo - Brazil
[2] Sao Paulo State Hlth Secretary, Inst Saude, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45, n. 4, p. 939-946, AUG 2011.
Citações Web of Science: 0
Resumo

O PROFAE (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem) foi uma iniciativa importante na educação profissional. Os objetivos do estudo foram descrever o perfil dos egressos do curso de técnico de enfermagem dos centros de formação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e conhecer os reflexos do curso para a atuação na profissão e a mobilidade no mercado de trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário respondido por 216 egressos e por quatro grupos focais com egressos e enfermeiros supervisores. Os respondentes foram, em sua maioria, mulheres com média de 42,2 anos. O curso foi bem avaliado, destacando-se o apoio institucional e as resoluções do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) como impulsionadores da procura por ele. Os egressos percebem ter maior iniciativa e preparo teórico após o curso. Na área, a função mais exercida atualmente ainda é a de auxiliar de enfermagem, o que gera insatisfação, pois, especialmente nos serviços públicos, não existem cargos de técnicos. (AU)

Processo FAPESP: 05/03299-0 - Educação profissional em enfermagem no Estado de São Paulo: conhecendo os resultados do projeto profae
Beneficiário:Cleide Lavieri Martins
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular