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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diferenças de gênero no desempenho sob diferentes esquemas de avaliação e o leaky pipeline em economia

Texto completo
Autor(es):
Fabiana ROCHA [1] ; Paula PEREDA [2] ; Maria Dolores Montoya DIAZ [3] ; Bruna BORGES [4] ; Gabriel Facundes MONTEIRO [5] ; Luiza KARPAVICIUS [6] ; Liz MATSUNAGA [7] ; Clara BRENCK [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária. Departamento de Economia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária. Departamento de Economia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária. Departamento de Economia - Brasil
[4] Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo - Brasil
[5] Carnegie Mellon University. Heinz School of Public Policy and
[6] Aarhus University. Department of Environmental Sciences. Section for Environmental Social Science and Geography - Dinamarca
[7] Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária. Departamento de Economia - Brasil
[8] Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Economia - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estud. Econ.; v. 54, n. 4 2025-01-10.
Resumo

Resumo O leaky pipeline (“vazamento no duto”) continua sendo um desafio persistente para alcançar a diversidade de gênero na carreira de economia. Neste estudo, contribuímos para a literatura existente investigando as diferenças de gênero no desempenho acadêmico em economia no Brasil em duas etapas distintas: estudos de graduação e exames de admissão na pós-graduação. Utilizamos dados individuais do exame nacional de admissão para programas de pós-graduação em economia (exame da ANPEC) e registros de graduação da Universidade de São Paulo. As mulheres têm menor probabilidade de se classificar entre os 100 melhores candidatos da ANPEC e apresentam desempenho inferior aos homens em todas as disciplinas do exame. Enquanto isso, encontramos evidências consistentes de que as alunas apresentam desempenho semelhante ao de seus colegas do sexo masculino em disciplinas de graduação com conteúdo comparável aos avaliados no exame ANPEC. Uma vez que os alunos que fazem o exame da ANPEC foram expostos ao mesmo programa de ensino superior, após controlar por características observáveis, podemos relacionar as diferenças de desempenho ao próprio exame, e não às diferenças nas habilidades de aprendizagem. Embora não possamos identificar a fonte da diferença de desempenho, já que o exame ANPEC e o sistema de notas de graduação variam em termos de riscos, formato de avaliação, e competitividade (todos os quais podem potencialmente afetar mulheres e homens de forma diferente), argumentamos que nossas evidências sugerem a necessidade de reconsiderar os desenhos dos exames de admissão para abordar o problema do leaky pipeline em economia. (AU)

Processo FAPESP: 21/08880-6 - Externalidades de gênero dentro do ambiente familiar
Beneficiário:Bruna Pugialli da Silva Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 19/16952-7 - Sub-representação das mulheres em economia: uma análise da carreira acadêmica no Brasil
Beneficiário:Fabiana Fontes Rocha
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular