Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Método de armadilha melhorado para a coleta de hymenoptera, especialmente de vespas sociais (Vespidae: Polistinae)

Texto completo
Autor(es):
Noll, Fernando B. [1] ; Gomes, Bruno [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP, Lab Vespas Sociais, Depto Zool & Bot, Inst Biociencias Letras & Ciencias Exatas, BR-15054000 Sao Jose Do Rio Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 38, n. 4, p. 477-481, JUL-AUG 2009.
Citações Web of Science: 17
Resumo

Neste trabalho é proposto método para a captura de vespas sociais neotropicais nos mais diferentes habitats e que pode substituir os métodos comumente utilizados em levantamentos faunísticos de curto prazo. O método foi inicialmente testado em um fragmento de floresta estacional semidecidual no Noroeste do estado de São Paulo, obtendo sucesso na coleta de vespas sociais e também de outros grupos de Hymenoptera. Coletou um número maior de espécies e também maior abundância do que outros métodos utilizados na mesma área, como armadilhas Malaise, garrafas-armadilha e iscas de carne. O método desenvolvido baseou-se na proposta de Wille (1962), que utilizou uma solução atrativa, composta por água e mel, para a coleta de abelhas. Neste trabalho, substituiu-se o mel por açúcar e adicionou-se sal, obtendo sucesso na atração não apenas de vespas sociais, mas também de abelhas e vespas solitárias. (AU)

Processo FAPESP: 07/08633-1 - Interações sociais, forrageio e biodiversidade de vespas sociais Neotropicais.
Beneficiário:Fernando Barbosa Noll
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular