Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito de informação sensorial adicional na propriocepção e equilíbrio de indivíduos com lesão do LCA

Texto completo
Autor(es):
Bonfim, Thatia Regina [1] ; Grossi, Debora Bevilaqua [2] ; Jansen Paccola, Cleber Antonio [2] ; Barela, Jose Angelo [3]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Catholic Univ Minas Gerais Pocos de Caidas, Phys Therapy Course, Caidas, MG - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Dept Biomech Med & Locomot Apparat Rehabil, FMRP, Ribeirao Preto - Brazil
[3] Cruzeiro do Sul Univ, Inst Phys & Sports Act Sci, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Ortopédica Brasileira; v. 17, n. 5, p. 291-296, 2009.
Citações Web of Science: 6
Resumo

OBJETIVO: Investigar o efeito da utilização de informação sensorial adicional na propriocepção e no equilíbrio de indivíduos com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). MÉTODOS: Participaram deste estudo 28 indivíduos com lesão unilateral do LCA e 28 indivíduos com joelhos sadios. A propriocepção foi avaliada por meio do limiar para detecção de movimento passivo da articulação do joelho nas posições de 15 e 45 graus, para as direções de flexão e de extensão. O equilíbrio foi avaliado em posição unipodal sem visão, sobre uma plataforma de força e investigado por meio da amplitude e da velocidade média de oscilação do centro de pressão. As condições de informação sensorial utilizadas foram: informação normal, bandagem infra-patelar e faixa infra-patelar. RESULTADOS: Indivíduos com lesão do LCA apresentam um prejuízo na propriocepção e no equilíbrio quando comparados a indivíduos com joelhos sadios (p<0,05). Entretanto, com adição de informação sensorial, tanto a capacidade proprioceptiva quanto o equilíbrio de indivíduos com lesão do LCA é melhorado (p<0,05). Indivíduos com joelhos sadios não apresentam benefício na utilização de informação sensorial adicional (p>0,05). CONCLUSÃO: A lesão do LCA acarreta um prejuízo da propriocepção e do equilíbrio, porém estes efeitos são minimizados com utilização de informação sensorial adicional. (AU)

Processo FAPESP: 03/13719-1 - Uso da informacao sesnsorial na reabilitacao de individuos com lesao do ligamento cruzado anterior.
Beneficiário:José Angelo Barela
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular