Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Marcadores práticos de função renal em pacientes com cistinose

Texto completo
Autor(es):
Luciana Pache de Faria Guimaraes [1] ; Letícia Aparecida Lopes Neri [2] ; Nairo Massakasu Sumita [3] ; Maria Helena Vaisbich [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] HCFMUSP. Instituto da Criança
[2] HCFMUSP. Setor de Bioquímica Laboratório Central
[3] HCFMUSP. laboratório Central
[4] HCFMUSP. Instituto da Criança. Unidade de Nefrologia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Bras. Nefrol.; v. 34, n. 3, p. 309-312, 2012-09-00.
Resumo

INTRODUÇÃO: Cistinose é uma doença sistêmica, autossômica recessiva, que leva à insuficiência renal crônica na infância, a não ser que o tratamento com cisteamina seja iniciado precocemente. Mesmo nestas condições, os pacientes evoluem para doença renal crônica terminal por volta da segunda década da vida. Portanto, a avaliação da função renal é essencial neste grupo de pacientes. OBJETIVO: Avaliar e correlacionar a cistatina C, creatinina sérica e o clearance de creatinina pela Fórmula de Schwartz em pacientes com cistinose, com diferentes graus de função renal. MÉTODOS: Foram incluídos pacientes com menos de 18 anos de idade, com diferentes níveis de função renal, de acordo com o KDOQI em estágios 1 a 4. Nenhum dos pacientes estava em terapia de substituição renal. Foram medidos os seguintes parâmetros: cistatina C, creatinina sérica e o clearance de creatinina pela fórmula de Schwartz. RESULTADOS: Foram analisadas 103 amostras de sangue de 26 pacientes. Foi detectada correlação significativa entre creatinina sérica e cistatina C (r = 0,81, p < 0,0001), cistatina C e o clearance de creatinina pela fórmula de Schwartz (r = -0,84, p < 0,0001) e creatinina sérica e clearance de creatinina (r = -0,97, p < 0,0001). CONCLUSÕES: A medida da cistatina não mostrou nenhuma vantagem sobre a creatinina sérica e o clearance de creatinina pela fórmula de Schwartz em pacientes com cistinose para avaliar o ritmo de filtração glomerular. Este é o primeiro relato sobre o valor da creatinina sérica, do clearance de creatinina pela fórmula de Schwartz e da cistatina C em pacientes com cistinose. (AU)

Processo FAPESP: 10/10622-0 - Uso de N-acetilcisteína em pacientes com cistinose nefropática
Beneficiário:Maria Helena Vaisbich
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular