Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Lesão esportiva: Um estudo sobre a síndrome dolorosa femoropatelar

Texto completo
Autor(es):
D.S. Catelli [1] ; H.U. Kuriki [2] ; P.R.C. Nascimento [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Motri.; v. 8, n. 2, p. 62-69, 2012-00-00.
Resumo

A síndrome dolorosa femoropatelar (SDFP) é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades, e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais comum em mulheres e pessoas com grau de treinamento mais elevado. Assim como outras lesões esportivas, a SDFP tem sido um grande fator de interrupção do treinamento físico para muitos atletas de alto nível e amadores. Com isto, o objetivo geral desse trabalho foi debater a ocorrência da SDFP como lesão esportiva, suas possibilidades de prevenção e o treinamento adequado para recuperação pós-lesão, demonstrado em diversas pesquisas. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido diante de uma perspetiva de revisão de literatura, abordando as características específicas da síndrome, o diagnóstico, população alvo, como ocorre seu desenvolvimento, como ela afeta o treinamento e quais são as possibilidades de prevenção e tratamento. (AU)

Processo FAPESP: 08/02194-9 - Estudos de contrações isométricas do quadríceps em portadores da Síndrome Dolorosa Fêmoro-Patelar - SDFP
Beneficiário:Danilo Santos Catelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado