Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Formação de gestores locais de saúde: processos para identificar estratégias de atuação

Texto completo
Autor(es):
Oswaldo Y. Tanaka [1] ; Maria I. B. Nemes [2] ; H. Maria D. Novaes [3] ; Magnólia G. Bastos [4] ; Chester L. G. César [5] ; Lúcia F. Riedel ; Juliana Rosalen [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina da USP - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina da USP - Brasil
[4] Secretaria de Estado da Saúde. DIR I. Núcleo Regional de Saúde 4 - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil - Brasil
[7] Secretaria de Estado da Saúde. Instituto de Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 33, n. 3, p. 219-229, 1999-06-00.
Resumo

No Brasil, nos anos recentes, e acompanhando a maior participação dos municípios nas ações de saúde, observa-se a necessidade crescente de instrumentos que possam contribuir para a melhor formação de gestores locais, complementares às atividades de natureza acadêmica. Nesse sentido realizou-se estudo com o objetivo de construir processo de capacitação de gestores mediante seleção de focos de abordagem para identificar estratégias efetivas para modificação das condições de saúde. Foi feita uma experiência para desenvolvimento de "estudos de casos", com 8 municípios considerados bem sucedidos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com utilização da abordagem por focos na estruturação das informações. Com base nessas informações, foi realizado seminário com 21 gestores locais das duas regiões, reunindo pequenos grupos e intermediando com atividades coletivas. Durante o seminário, gestores municipais de saúde adquiriram maior conhecimento das estratégias implementadas e identificaram alternativas concretas de intervenção para as suas realidades. A proposta metodológica de ensino por estudo de caso utilizando uma prévia elaboração conceitual mediante o agrupamento das diversas dimensões dos casos, facilitou a formação de gestores municipais de saúde a partir de experiências práticas. (AU)

Processo FAPESP: 98/13915-5 - Revista de Saúde Pública
Beneficiário:Oswaldo Paulo Forattini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico