Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise do efeito higrotérmico no comportamento em fadiga de compósitos de PPS/fibras de carbono

Texto completo
Autor(es):
Maria C. M. de Faria [1] ; Maria O. H. Cioffi [2] ; Edson C. Botelho [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Departamento de Materiais e Tecnologia
[2] UNESP. Departamento de Materiais e Tecnologia
[3] UNESP. Departamento de Materiais e Tecnologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 22, n. 1, p. 7-12, 2012-01-27.
Resumo

O contínuo crescimento na utilização de compósitos termoplásticos em componentes estruturais na indústria aeroespacial deve-se, primordialmente, à flexibilidade de projeto, excelência de suas propriedades mecânicas e baixa massa específica, aliadas aos elevados valores de resistência mecânica e rigidez e baixa incidência de corrosão, atendendo aos severos requisitos de desempenho quando em serviço dessas estruturas. Componentes com exigências estruturais, quando expostos a ambientes agressivos como elevada temperatura e umidade, podem ter suas propriedades mecânicas sensibilizadas por esses fatores ambientais, e devem ser cuidadosamente avaliados antes de serem colocados em serviço. Em função do que foi exposto este trabalho tem como objetivo contribuir para a avaliação do efeito higrotérmico na resistência à fadiga do compósito termoplástico PPS/fibras de carbono. Os materiais estudados foram cedidos pela empresa holandesa TenCate, fornecedora de laminados da Airbus e EMBRAER. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que compósitos de PPS/fibras de carbono apresentam um aumento nos valores de resistência à tração quando condicionados higrotermicamente, devido à plasticização desta matriz polimérica, aumentando, consecutivamente, sua tenacidade à fratura. Entretanto, a partir dos ensaios realizados, foi constatado que o condicionamento higrotérmico não alterou de forma significativa o comportamento de vida em fadiga dos laminados PPS-C. (AU)

Processo FAPESP: 05/54358-7 - Influência do condicionamento higrotérmico nas propriedades mecânicas de compósitos com aplicações aeronáuticas
Beneficiário:Edson Cocchieri Botelho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores