Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Identificação de ilhas de calor na área urbana de Ilha Solteira - SP através da utilização de geotecnologias

Texto completo
Autor(es):
Douglas F. da Costa [1] ; Hélio R. Silva [2] ; Leonardo de F. Peres
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP
[2] UNESP. Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 30, n. 5, p. 974-985, 2010-10-00.
Resumo

Com a mudança climática prevista para as próximas décadas, os cientistas indicam que uma das consequências será o aumento das temperaturas médias e também o número de dias quentes, o que intensificará o desconforto térmico na população. Assim, esta pesquisa teve por objetivo principal identificar as variações térmicas localizadas na área urbana do município de Ilha Solteira - SP. A metodologia consistiu na aplicação de um algoritmo, utilizando o módulo LEGAL do sistema de informação geográfica SPRING 4.3, que realizou a transformação dos níveis de cinza gerados pelo TM/Landsat-5 em valores de temperatura de superfície. Os resultados mostraram temperaturas de superfície entre 21 ºC e 23 ºC nas áreas que apresentaram maior quantidade de vegetação, como, por exemplo, a área do zoológico e a área de lazer. As áreas que apresentaram os maiores valores de temperatura (41 ºC até 44 ºC) estão localizadas nas regiões onde ocorrem as maiores porcentagens das classes "edificações" e "pavimentada-edificação", caracterizando assim o fenômeno de ilhas de calor. Estes resultados poderão servir de subsídios na elaboração de estratégias para minimizar o desconforto térmico das áreas onde ocorrem as ilhas de calor. (AU)

Processo FAPESP: 01/14574-1 - Identificacao dos niveis de degradacao das pastagens na area de influencia do complexo de urubupunga atraves da utilizacao de dados edaficos e morfofisiologicos associados ao geoprocessamento.
Beneficiário:Salatier Buzetti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular