Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Época de sobressemeadura de gramíneas anuais de inverno e de verão no capim-tifton 85: valor nutritivo

Texto completo
Autor(es):
Andréia Luciane Moreira [1] ; Ricardo Andrade Reis [2] ; Flávia Fernanda Simili [3] ; Márcio dos Santos Pedreira [4] ; Marcella de Toledo Piza Roth [5] ; Ana Cláudia Ruggieri [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pólo Regional Alta Sorocabana
[2] UNESP. FCAV
[3] Pólo Centro Leste
[4] - Universidade Estadual Sudoeste da Bahia. Departamento de Tecnologia Rural e Animal
[5] UNESP. FCAV
[6] Instituto de Zootecnia
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Agrotecnologia; v. 30, n. 2, p. 335-343, 2006-04-00.
Resumo

Conduziu-se o experimento na UNESP-Jaboticabal, no período de inverno-primavera-verão de 2001-2002, objetivando determinar os teores de proteína bruta (PB), parede celular (FDN, FDA, lignina, celulose e hemicelulose) e a digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO) no capim-Tifton 85 exclusivo e sobressemeado com aveia preta, milheto e sorgo-sudão. Os tratamentos testados foram: milheto+aveia preta; AG2501C+aveia preta, sobressemeados nas áreas de Tifton-85, em 19-06 ou 02-07-2002, e capim-Tifton 85 (Testemunha). O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com três repetições. Os teores de PB foram maiores na primeira avaliação quando comparada às demais. Observou-se aumento nos teores de FDN, FDA e lignina, e comportamento inverso nos valores de DIVMO, em relação aos períodos de crescimento, nas duas épocas de semeadura. Os teores avaliados de PB, parede celular e DIVMO apresentaram variação em função da composição botânica e morfológica, no decorrer das avaliações e épocas de semeadura. (AU)