Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização de polietilenos lineares de baixa densidade II: fracionamento por cristalização isotérmica a partir do estado fundido

Texto completo
Autor(es):
Antonio C. Quental [1] ; Lilian S. Hanamoto [2] ; Maria I. Felisberti [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP. Instituto de Química
[2] UNICAMP. Instituto de Química
[3] UNICAMP. Instituto de Química
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 15, n. 4, p. 281-288, 2005-11-00.
Resumo

Os polietilenos lineares de baixa densidade (PELBD) são uma classe de polietilenos com cadeias lineares contendo somente ramificações de cadeia curta devido à inserção de uma alfa-olefina durante as reações de copolimerização com o eteno. As alfa-olefinas comumente utilizadas são o 1-buteno, o 1-hexeno e o 1-octeno. Dependendo da alfa-olefina e do catalisador utilizado na polimerização, os PELBD apresentam microestruturas que resultam em diferentes propriedades térmicas e mecânicas. Uma técnica simples e eficaz para a avaliação da distribuição de comonômeros nas cadeias poliméricas é o fracionamento por cristalização isotérmica a partir do estado fundido realizado via DSC. Neste método submete-se o polímero a diversas cristalizações isotérmicas durante o resfriamento, a partir do estado fundido. Este processo favorece a separação da fração cristalina em grupos contendo lamelas de diferentes espessuras, dependendo da distribuição da aolefina ao longo da cadeia do polímero e da massa molar. Durante o posterior aquecimento das amostras fracionadas observam-se picos endotérmicos em número igual ao de isotermas, que fornecem informações sobre a distribuição relativa dos comonômeros ao longo das cadeias dos PELBD. Neste trabalho, esta metodologia foi aplicada a diversos tipos de PELBD obtidos utilizando-se diferentes tipos e teores de alfa-olefina, e diferentes sistemas catalíticos. A influência das condições experimentais sobre a eficiência do fracionamento também foi avaliada. A eficiência do fracionamento depende das temperaturas de cristalização e dos intervalos de temperaturas de cristalização utilizados, sendo que os tempos e as temperaturas e intervalos devem variar de acordo com a microestrutura do PELBD. (AU)

Processo FAPESP: 98/12239-6 - Estudo da cinetica de cristalizacao de polietileno linear de baixa densidade: influencia da microestrutura.
Beneficiário:Lilian Satomi Hanamoto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 99/03642-4 - Blendas polimericas: miscibilidade, compatibilidade e degradacao.
Beneficiário:Maria Isabel Felisberti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 98/12238-0 - Blendas do polietileno de baixa densidade linear e poli poli (etileno - propileno -1- buteno)
Beneficiário:Antonio Carlos Quental
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado