Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)

Texto completo
Autor(es):
Leonardo Gomes [1] ; Guilherme Gomes [2] ; Helena G. Oliveira [3] ; Claudio J. Von Zuben [4] ; Iracema M. da Silva [5] ; Marcos R. Sanches
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 97, n. 3, p. 239-242, 2007-09-30.
Resumo

As moscas-varejeiras utilizam substratos discretos e efêmeros para posturas dos ovos e para alimentação das larvas. Após a exaustão de recursos, as larvas começam a procurar por um sítio de pupação no habitat ou por mais fonte de alimento adicional (dispersão larval pós-alimentar). No entanto, o tipo de substrato de dispersão pode afetar este processo; assim, procurou-se avaliar o comportamento de dispersão de Chrysomya albiceps (Wiedemann 1819) por meio da localização das pupas em arenas circulares preenchidas com vermiculita, comparando-se com outros estudos feitos em serragem. As arenas foram dividas em 72 setores iguais a partir do centro de dispersão para facilitar a localização das pupas no substrato. A massa, a distância de dispersão do centro de arena, e a profundidade de cada pupa foram determinadas e verificou-se a relação entre peso, profundidade e distância do centro de dispersão. Pôde-se constatar que as larvas com menor massa foram as que percorreram maior distância do centro de dispersão, como também foi observado em estudos anteriores que empregaram outros substratos. O sítio de pupação da maioria dos indivíduos foi entre 2 e 8 cm de profundidade (média 4,96±2,97 cm). Tal estudo do processo de dispersão pode ser útil na estimativa do intervalo pós-morte (IPM) para corpos humanos em investigações médico-criminais. (AU)

Processo FAPESP: 03/00540-3 - Processos auto-organizados em agregados de larvas de moscas varejeiras em dispersão pós-alimentar: experimentação, modelagem e validação
Beneficiário:Leonardo Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto