Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Limites do trabalho multiprofissional: estudo de caso dos centros de referência para DST/Aids

Texto completo
Autor(es):
Neide Emy Kurokawa e Silva [1] ; Luzia Aparecida Oliveira [2] ; Wagner dos Santos Figueiredo [3] ; Maria Angela da Silva Landroni [4] ; Chang Chung Sing Waldman [5] ; José Ricardo CM Ayres [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Centro de Referência DST/Aids - Brasil
[2] Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Centro de Referência DST/Aids - Brasil
[3] Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Centro de Referência DST/Aids - Brasil
[4] Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Centro de Referência DST/Aids - Brasil
[5] Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Centro de Referência DST/Aids - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 36, n. 4, p. 108-116, 2002-08-00.
Resumo

OBJETIVO: Compreender as possibilidades e os limites da articulação dos processos de trabalho desenvolvidos por agentes com diferentes formações para otimizar a integração e melhorar a qualidade da assistência aos pacientes com HIV/Aids. MÉTODOS: Estudo qualitativo sobre o trabalho multiprofissional em cinco centros de referência para DST/Aids do Município de São Paulo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 26 profissionais de diferentes formações, enfocando suas relações no modo de organização da assistência prestada nesses serviços. RESULTADOS: Houve diferenças significativas do alcance da integração multiprofissional e das possibilidades de enriquecimento da assistência prestada, de acordo com as circunstâncias em que o trabalho interdisciplinar é posto em ação. CONCLUSÕES: Quando a equipe consegue trabalhar com demandas antevistas, isto é, com a formulação, por um conjunto de profissionais, de projetos assistenciais, antecipando demandas a partir de situações concretas da prática, criam-se condições favoráveis a um trabalho mais efetivamente integrado da equipe multiprofissional. Essa integração favorece intervenções que permitem um diálogo mais rico entre a aplicação do tratamento medicamentoso e outras dimensões relevantes do cuidado referentes às vivências sociais, psicológicas e emocionais dos pacientes. (AU)

Processo FAPESP: 00/07406-2 - Revista de Saúde Pública
Beneficiário:Oswaldo Paulo Forattini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico