Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios da integralidade na atenção às DST/AIDS: a vulnerabilidade programática nas Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo

Processo: 09/14346-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Lúcia Yasuko Izumi Nichiata
Beneficiário:Luciane Ferreira Do Val
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   HIV   Doenças transmissíveis

Resumo

Apesar do sucesso do Programa de Atenção ao HIV/AIDS no Brasil e no mundo, percebe-se na prática, dificuldades para a efetivação do princípio da integralidade proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Existe descontinuidade das ações realizadas nos serviços de atenção básica e destes com os serviços de atenção especializada. Esse estudo tem o objetivo geral de avaliar, na Estratégia Saúde da Família (ESF), a atenção ao HIV/AIDS, no que se refere à efetivação da integralidade, tomando como perspectiva o conceito de Vulnerabilidade, em sua dimensão programática. Como elementos para esta análise tem-se: organização dos serviços; recursos humanos e insumos; ações desenvolvidas; gestores em saúde e suas equipes quanto aos significados da integralidade. Essa pesquisa será do tipo Estudo de Caso e tomará dados quantitativos e qualitativos. A estrutura conceitual utilizada será da Vulnerabilidade na sua dimensão programática, que busca compreender as políticas públicas e ações organizadas para enfrentar o problema do HIV/AIDS. Os locais do estudo serão a Supervisão de Área de Saúde do Campo Limpo da Coordenadoria de Saúde Sul (21 UBS que atuam na ESF e no PAC, totalizando 124 equipes), e do Butantã da Coordenadoria de Saúde Centro-Oeste (14 UBS que atuam 19 equipes) que contam com uma unidade de referência para assistência a pessoas que vivem com HIV/AIDS. Os sujeitos serão todos os gerentes e as equipes da ESF sorteadas nessas unidades de referência. Será realizada entrevista com estes sujeitos e na análise será utilizada Análise de Conteúdo de Bardin. Esse estudo tem aprovação do CEP da EEUSP e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO VAL, LUCIANE FERREIRA; IZUMI NICHIATA, LUCIA YASUKO. Comprehensiveness and programmatic vulnerability to STDS/HIV/AIDS in primary care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. SI, p. 145-151, AUG 2014. Citações Web of Science: 2.
LUCIANE FERREIRA DO VAL; LUCIA YASUKO IZUMI NICHIATA. Comprehensiveness and programmatic vulnerability to stds/hiv/aids in primary care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. spe, p. 145-151, Ago. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VAL, Luciane Ferreira Do. Desafios da integralidade na atenção às DST/HIV/AIDS: a vulnerabilidade programática nas unidades básicas de saúde do município de São Paulo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.