Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise fotoelástica da distribuição de tensões produzida na mandíbula pela simulação do esforço mastigatório em sobredentaduras muco-dento-suportadas e prótese total

Texto completo
Autor(es):
Marcos André Kalabaide VAZ [1] ; Altair Antoninha Del Bel CURY [2] ; José Ricardo Lenzi MARIOLANI [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP
[2] UNICAMP
[3] UNICAMP
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev Odontol Univ São Paulo; v. 13, n. 1, p. 67-73, 1999-01-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a distribuição dos esforços mastigatórios em mandíbulas sob próteses do tipo sobredentaduras e prótese total. Foram confeccionadas três mandíbulas em material fotoelástico, obtidas pela moldagem de uma mandíbula humana desdentada. Os moldes foram preenchidos com resina fotoelástica PLM-4 (Photolastic Inc., Raleigh, USA). Variou-se a disposição dos pilares radiculares nas réplicas, dividindo-as em três grupos: Grupo I, a mandíbula não apresentava raízes suportes (grupo controle); Grupo II, raízes dispostas bilateralmente na arcada dentária correspondendo às raízes dos dois caninos; e Grupo III, raiz de um canino e de um molar dispostos no mesmo hemiarco, de maneira unilateral. Sobre estas, foram confeccionadas prótese total convencional e sobredentaduras, respectivamente, as quais ocluíam em um modelo padrão de resina acrílica termopolimerizável montado num articulador semi-ajustável para a aplicação do carregamento (20 N), simulando a carga mastigatória. Após o congelamento das tensões, as réplicas foram cortadas em sua linha mediana e analisadas num polariscópio de transmissão (Série 060, Photolastic Inc., Raleigh, USA). Pelo padrão de distribuição de tensões observadas puderam concluir que: 1) os três modelos fotoelásticos testados apresentaram diferentes padrões de distribuição de tensão; 2) a mandíbula do Grupo I concentrou mais tensões na região de rebordo; 3) a mandíbula do Grupo II apresentou a melhor distribuição das tensões quando comparada com os outros grupos, pois concentrou a tensão no ápice dos dentes pilares minimizando sua concentração na região desdentada; 4) no Grupo III houve maior concentração dos esforços tanto nos ápices radiculares como na região intermediária desdentada. (AU)

Processo FAPESP: 95/01678-0 - Analise dos esforcos mastigatorios em overdentures atraves da resina fotoelastica estudo in vitro.
Beneficiário:Marcos Andre Kalabaide Vaz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado