Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modificação da rugosidade de fibras de carbono por método químico para aplicação em compósitos poliméricos

Texto completo
Autor(es):
Liliana Burakowski [1] ; Mirabel C. Rezende [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] ITA. Departamento de Física
[2] CTA. Instituto de Aeronáutica e Espaço. Divisão de Materiais
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 11, n. 2, p. 51-57, 2001-06-00.
Resumo

O presente trabalho aborda o tratamento superficial de fibras de carbono por ácidos clorídrico e nítrico, visando o aumento controlado da rugosidade superficial da fibra e assim melhorar a ligação fibra/matriz no processamento de compósitos poliméricos reforçados com fibras longas. Foram utilizadas fibras de carbono com size, da empresa Toray. Essas foram tratadas com os ácidos clorídrico e nítrico, a 103°C, em concentrações de 35,5 % e 97 %, em massa, respectivamente, em tempos de exposição de 5, 10, 20, 30, 40 e 60 minutos. As fibras modificadas quimicamente foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura e por ensaios mecânicos de tração e os dados foram tratados pelo método estatístico de Weibull. Os resultados mostram que os tratamentos empregados modificam a superfície da fibra e que períodos de tratamento superiores a 20 minutos as danificam, degradando de maneira significativa as suas propriedades mecânicas. (AU)

Processo FAPESP: 98/16353-8 - Estudo da interface em compósitos termoplásticos estruturais processados a partir de fibras de carbono com superfície modificada
Beneficiário:Liliana Burakowski
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado