Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tendência de crescimento de filhos de mães adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Gallo, Paulo Rogério [1] ; Leone, Claudio ; Amigo, Hugo
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano; v. 19, n. 2, p. 297-305, ago. 2009.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Mães adolescentes   Crianças com deficiência
Resumo

O objetivo deste trabalho é comparar o crescimento de lactentes filhos de mães adolescentes com o de filhos de mães adultas nos primeiros dois anos de vida. O método utilizado no estudo foi de coorte histórica realizado entre 1998 e 2000, comparando o crescimento de dois grupos de crianças do nascimento até completar dois anos de idade. Um dos grupos era constituído por filhos de mães adolescentes (n:127) e o outro por filhos de mães adultas (n:181). Ambos os grupos eram acompanhados regularmente nas duas Unidades Básicas de Saúde da Universidade de São Paulo, integradas ao sistema de público de saúde. Os dados de peso e comprimento, coletados sistematicamente, foram analisados sob a forma de escore Z (NCHS/OMS, 1978). Equações (curvas) de regressão descrevendo o crescimento individual de cada criança foram definidas a partir dos dados coletados. Posteriormente, os valores de escore Z de peso e comprimento em idades exatas (mensais) foram estimados por interpolação, utilizando-se as equações individuais obtidas. Os resultados mostraram que ao nascimento e aos 24 meses os dois grupos não apresentaram diferença nas médias dos escores Z de peso e comprimento que, contudo, eram inferiores às do referencial (p<0,001). Neste período, apresentaram desempenhos diferentes de crescimento, com uma tendência pior para os filhos de adolescentes, que se afastava da mediana do referencial de maneira significante, (p=0,0008). Conclui-se que os lactentes de mães adolescentes apresentaram um pior desempenho de crescimento até os dois anos de vida, quando comparados com o dos filhos de mães adultas. (AU)

Processo FAPESP: 98/05500-0 - Estudo comparativo do crescimento fisico de lactentes filhos de maes adolescentes e de maes adultas.
Beneficiário:Paulo Rogério Gallo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular