Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de métodos espectrofotométricos para determinação de proteína em amostras de lagoas de estabilização

Texto completo
Autor(es):
Adriana Cristina Poli Miwa ; Patrícia Bortoletto de Falco [2] ; Maria do Carmo Calijuri [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 13, n. 2, p. 236-242, 2008-06-00.
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia Sanitária
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Lagoas de estabilização   Espectrofotometria
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal comparar cinco métodos espectrofotométricos para determinação de proteínas em amostras provenientes de estações de tratamento de efluentes sanitários. O intuito foi definir uma metodologia de aplicação rápida, fácil e confiável para este tipo de amostra. As lagoas de estabilização, como sistemas de tratamento biológico, têm como principais constituintes proteínas, carboidratos e lipídeos, mas também apresentam muitos compostos interferentes, como por exemplo, uréia, detergentes e compostos fenólicos, que podem prejudicar a quantificação de tais parâmetros. Os métodos analisados foram Lowry, Biureto, Bradford e Ácido bicinconínico. O método de Lowry mostrou-se mais adequado às características da amostra, com boa reprodutibilidade, reagente específico, custo moderado e ausência de substancias interferentes. (AU)

Processo FAPESP: 01/08469-0 - Interacoes microbianas (alga e bacterias) e seus efeitos na eficiencia de um sistema de lagoas de estabilizacao.
Beneficiário:Patricia Bortoletto de Falco Perna
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 02/00684-2 - Interacoes microbianas (algas e bacterias) e seus efeitos na eficiencia de um sistema de lagoas de estabilizacao.
Beneficiário:Maria do Carmo Calijuri
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular