Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento inicial no campo de pessegueiros 'Aurora-1' enxertados em clones de umezeiro e 'Okinawa' propagados por estacas herbáceas

Texto completo
Autor(es):
Newton Alex Mayer [1] ; Fernando Mendes Pereira [2] ; Valter Yoshio Koba [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCAV. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
[2] UNESP. FCAV. Departamento de Produção Vegetal
[3] Fazenda São Benedito
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 28, n. 2, p. 231-235, 2006-08-00.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Assunto(s):Enxertia (fitotecnia)   Plantas   Umezeiro   Pessegueiro   Prunus   Rosaceae
Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo estudar o desenvolvimento inicial no campo de pessegueiros 'Aurora-1' enxertados nos Clones 05; 10 e 15 de umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.) e 'Okinawa' [Prunus persica (L.) Batsch] propagados por estacas herbáceas. O experimento foi conduzido em propriedade rural no município de Taiaçu-SP, em Argissolo Vermelho-Amarelo sob espaçamento de 1,5m x 6,0m, com uso de irrigação por microaspersores subcopa. Foi adotado o delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos (porta-enxertos) e cinco repetições, sendo que cada parcela foi constituída de três plantas. Após 23 meses da implantação, foi possível concluir que: a) os porta-enxertos Clones 05; 10 e 15 de umezeiro e 'Okinawa' não influenciaram de maneira diferenciada no vigor de pessegueiros 'Aurora-1'; b) o Clone 05 de umezeiro antecipou o pleno florescimento do 'Aurora-1', em relação às plantas enxertadas sobre 'Okinawa'; c) os porta-enxertos estudados não influenciaram no número de frutos por planta e na brotação do 'Aurora-1'; d) não foram observados sintomas de incompatibilidade entre os Clones 05; 10 e 15 de umezeiro e 'Okinawa' propagados por estacas herbáceas com a cv. Aurora-1 de pessegueiro. (AU)

Processo FAPESP: 01/00458-0 - Utilização do umezeiro (Prunus mume Sieb & Zucc.) como porta enxerto para pessegueiro
Beneficiário:Newton Alex Mayer
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado