Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação entre limiares de audibilidade e eletrofisiológico por estímulo tone burst

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Rodrigues Pinto [1] ; Carla Gentile Matas [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia; v. 73, n. 4, p. 513-522, 2007-08-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Assunto(s):Limiar auditivo   Eletrofisiologia
Resumo

Estudos referem compatibilidade entre limiares eletrofisiológicos obtidos com o estímulo acústico tone burst no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e limiares para tons puros. OBJETIVOS: Verificar a ocorrência das ondas I, III, V e seus respectivos tempos de latência para o tone burst em 500, 1000, 2000 e 4000 Hz a 80 dB NA, e comparar os limiares eletrofisiológicos para o tone burst com limiares de audibilidade e psicoacústico. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Avaliação audiológica, psicoacústica e eletrofisiológica da audição de 40 indivíduos audiologicamente normais de 18 a 40 anos, de ambos os sexos. RESULTADOS: Visualizou-se apenas a onda V a 80 dB NA, sendo que sua latência diminuiu com o aumento da freqüência em ambos os sexos. Em 1000, 2000 e 4000 Hz o sexo masculino apresentou maiores valores de latência da onda V a 80 dB NA e valores de limiares eletrofisiológicos mais elevados que o feminino em todas as freqüências. Em 500, 1000 e 2000 Hz, os limiares eletrofisiológico, de audibilidade e psicoacústico encontraram-se estatisticamente diferentes entre si. CONCLUSÂO: Apesar da aplicabilidade clínica dos PEATE com tone burst, são necessárias mais pesquisas a fim de padronizar as técnicas de realização do exame e resultados. (AU)

Processo FAPESP: 04/14300-7 - Comparação entre limiar de audibilidade e eletrofisiológico para o estímulo Tone Burst
Beneficiário:Fernanda Rodrigues Pinto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica