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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Attributing Fuzzy Values to Nursing Diagnoses and Their Elements: The Specialists' Opinion

Texto completo
Autor(es):
Jensen, Rodrigo ; Lopes Monteiro da Cruz, Dinade Almeida [1] ; Gomes, Jr., Luiz Celso [2] ; Baena de Moraes Lopes, Maria Helena [3]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sch Nursing, Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Estadual Campinas, Inst Comp, Campinas, SP - Brazil
[3] Univ Estadual Campinas, Sch Nursing, Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING KNOWLEDGE; v. 24, n. 3, p. 134-141, OCT 2013.
Citações Web of Science: 0
Resumo

PurposeTo test the viability of to use specialists' opinions to establish degrees of membership between nursing diagnoses and its elements (defining characteristics or risk factors), based on the concepts of fuzzy sets theory. This strategy may feasibly mapping the specialist's knowledge on the diagnostic task. MethodsSpecialists were invited to reflect on the relationship between diagnoses and elements using linguistic variables, with a numerical representation. FindingsWe generated four matrices of 28 diagnoses and 62 elements. Out of 905 possibilities, we identified 286 relationships, represented in graphs. ConclusionsThe strategy was able to identify degrees of membership between nursing diagnoses and elements. ImplicationsIt seems that this method, if expanded, would contribute to refining and mapping the NANDA-I terminology. ObjetivoTestar a viabilidade de utilizar a opiniAo de especialistas para estabelecer graus de pertinencia entre diagnosticos de enfermagem e seus elementos (caracteristicas definidoras ou fatores de risco), baseado nos conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy. Esta estrategia podera viabilizar o mapeamento do conhecimento do especialista na tarefa diagnostica. MetodosEspecialistas foram convidados a refletir na relacAo existente entre diagnosticos e elementos, utilizando variaveis linguisticas, com representacAo numerica. ResultadosForam geradas quatro matrizes de 28 diagnosticos e 62 elementos. Dentre 905 possibilidades, foram identificadas 286 relacoes, representadas em grafos. ConclusoesA estrategia foi adequada para identificar graus de pertinencia entre diagnosticos de enfermagem e elementos. ImplicacoesVislumbra-se que esta metodologia, se expandida, contribua ao refinamento e mapeamento da classificacAo NANDA-I. (AU)

Processo FAPESP: 10/10158-2 - Avaliação do software fuzzy kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 09/14232-5 - Tradução e validação para o português do gaudenz-fragebogen usado no diagnóstico da incontinência urinária feminina
Beneficiário:Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular