Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da temperatura de transição vítrea de compósitos poliméricos reparados de uso aeronáutico

Texto completo
Autor(es):
Jane M. F. de Paiva [1] ; Sérgio Mayer ; Geraldo M. Cândido [3] ; Mirabel C. Rezende [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) - Brasil
[3] Centro Técnico Aeroespacial
[4] Centro Técnico Aeroespacial
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 16, n. 1, p. 79-87, 2006-03-00.
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Assunto(s):Materiais compósitos poliméricos   Resinas epoxi
Resumo

Este trabalho mostra a avaliação da temperatura de transição vítrea (Tg), por DMTA, de três famílias de compósitos poliméricos reparados, tendo como laminados base tecidos de fibras de carbono/resina epóxi modificada com elastômero (F584), vidro/resina epóxi (F161) e aramida/resina epóxi (F161). Os compósitos foram laminados manualmente por processo convencional e curados em autoclave de indústria aeronáutica. Posteriormente, danos foram simulados sendo, em seguida, reparados adotando-se a técnica de sobreposição de camadas de pré-impregnados de resina epóxi (F155), com adição de filme adesivo de epóxi (FM 73). As curvas DMTA mostram os efeitos da combinação de diferentes sistemas de resinas na Tg e, conseqüentemente, na temperatura de serviço do componente reparado. O material de reparo utilizado, baseado em pré-impregnados com resina epóxi F155 e filme adesivo de epóxi, provocou a redução da Tg dos compósitos reparados. Para os laminados base com tecido de fibras de carbono e vidro foram verificadas reduções de aproximadamente 30 °C na Tg. Este efeito foi mais pronunciado (redução de aproximadamente 40 °C) quando o laminado reparado de aramida foi submetido a condicionamento higrotérmico a temperatura e umidade elevadas. Esta redução na Tg dos laminados reparados é atribuída à migração do adesivo para o pré-impregnado de resina epóxi F155 utilizado no reparo, durante o processo de cura, e à plasticização do sistema polimérico pela água, durante o condicionamento higrotérmico. A redução da Tg leva a uma conseqüente redução da temperatura de serviço do compósito polimérico reparado. (AU)

Processo FAPESP: 02/02057-5 - Estudo da propagação de danos em compósitos poliméricos de uso aeronáutico submetidos à compressão após impacto e condicionamento ambiental
Beneficiário:Jane Maria Faulstich de Paiva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado