Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação de um ensaio de ELISA para a detecção de taquizoítas adesivos/invasivos de Neospora caninum

Texto completo
Autor(es):
Luiz Miguel Pereira [1, 2] ; Ana Patrícia Yatsuda
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Ciencias Farmaceut Ribeirao Preto, BR-14040903 Ribeirao Preto, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Nucl Apoio Pesquisa Produtos Nat & Sintet, BR-14040903 Ribeirao Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária; v. 23, n. 1, p. 36-43, 2014-03-00.
Resumo

Neospora caninum, parasita do filo Apicomplexa, é causador da neosporose, doença responsável por perdas econômicas importantes na pecuária. Um fator comum entre os apicomplexas é o processo de invasão majoritariamente dirigido pelo parasita. Dentre as primeiras avaliações de moléculas candidatas, que possivelmente interferem no processo de invasão, o ensaio de invasão in vitro é um meio rápido e direto de selecionar futuros agonistas ou antagonistas. Este trabalho desenvolveu um novo ELISA baseado em cultura (Cell-culture ELISA) e um ensaio que mede a atividade transiente de β-galactosidase, aplicados para a detecção semiquantitativa de N. caninum em células Vero. Cell-culture ELISA é baseado em histoquímica e imunologia, resultando em uma reação colorimétrica. A atividade da β-galactosidase foi obtida pela transfecção transiente do gene LacZ sob controle do promotor RPS13 de N. caninum. Esses métodos avaliaram os efeitos da temperatura (37°C e 85°C) sobre a invasão e adesão. Os três métodos testados (real time PCR, atividade de β-galactosidase e ELISA) mostraram um padrão similar, indicando que diferentes métodos podem ser complementares. Adicionalmente, esse ELISA é adequado para aplicação em laboratórios carentes de uma complexa estrutura para métodos de detecção moleculares. (AU)

Processo FAPESP: 09/07713-7 - Avaliação funcional da proteína anônima relacionada à trombospondina 2 de Neospora caninum (NcMIC2-like1)
Beneficiário:Luiz Miguel Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado