Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Expressão da glicoproteína-P, proteína associada à múltiplas drogas, glutationa-S-transferase pi e p53 no tumor venéreo transmissível canino

Texto completo
Autor(es):
Gerardi, Daniel G. [1] ; Tinucci-Costa, Mirela [2] ; Silveira, Ana Carolina T. [3] ; Moro, Juliana V. [2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Rio Grande do Sul, Fac Vet, Dept Med Anim, BR-95320000 Porto Alegre, RS - Brazil
[2] Univ Estadual Paulista Unesp, Fac Ciencias Agr & Vet, Dept Clin & Cirurgia Vet, BR-14884900 Jaboticabal, SP - Brazil
[3] Univ Fed Sergipe, Nucleo Med Vet, BR-49045030 Aracaju, SE - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira; v. 34, n. 1, p. 71-78, JAN 2014.
Citações Web of Science: 3
Resumo

A superexpressão das proteínas glicoproteína-P (Gp-P), proteína associada à resistência à múltiplas drogas 1 (MRP1) e p53 mutante e a enzima glutationa-S-transferase pi (GSTpi) está relacionada com resistência à quimioterapia em neoplasias humanas e caninas. Este estudo avaliou a expressão, por meio da imuno-histoquímica desses marcadores em espécimes de TVT caninos sem histórico de quimioterapia prévia (TVT1, n=9) e em TVT caninos que apresentaram resposta clínica insatisfatória ao sulfato de vincristina (TVT2, n=5). A porcentagem de espécimes positivos para Gp-P, MRP1, GSTpi e p53 foram, respectivamente 88,8%, 0%, 44,5% e 22,2% no grupo TVT1 e 80%, 0%, 80% e 0% no grupo TVT2. No TVT1, um espécime apresentou expressão positiva para três marcadores e quatro para dois marcadores. No TVT2, três espécimes expressaram a Gp-P e GSTpi. Em conclusão, os TVTs caninos estudados expressaram os quatro marcadores avaliados, no entanto apenas a Gp-P e GSTpi foram significativamente expressas, principalmente no citoplasmas e no citoplasma e no núcleo, respectivamente, tanto antes da quimioterapia quanto após à exposição ao sulfato de vincristina. Estudos futuros são necessários para demonstrar a função desses dois marcadores em conferir resistência à multiplas drogas (RMD) ou predizer a resposta a quimioterapia no TVT canino. (AU)

Processo FAPESP: 06/52527-9 - Reatividade a proteina associada a resistencia a multiplas drogas, enzima glutationa-s-transferase e a proteina p53 em tecidos neoplasicos de caes.
Beneficiário:Mirela Tinucci Costa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular