Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variabilidade de índices de firmeza em figo utilizando ponteira cilíndrica e pratos planos

Texto completo
Autor(es):
Franciane Colares Souza [1] ; Antonio Carlos de Oliveira Ferraz [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP. Faculdade de Engenharia Agrícola
[2] UNICAMP. Faculdade de Engenharia Agrícola
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 31, n. 1, p. 257-261, 2009-03-00.
Resumo

O figo 'Roxo de Valinhos' é um produto deteriorável e sensível ao manuseio. A pequena resistência mecânica do figo maduro exige cuidados especiais na colheita, acondicionamento, transporte e comercialização. A firmeza é uma medida em frutas e hortaliças, pois expressa em parte a relação tensão-deformação, útil na avaliação do ponto de colheita do produto e da qualidade durante o armazenamento. No entanto, a inexistência de um padrão para as medidas muitas vezes conduz a decisões inadequadas quanto à escolha do índice de firmeza. Neste trabalho, compararam-se quatro índices de firmeza obtidos a partir da curva força-deformação resultante dos ensaios mecânicos de penetração com ponteira cilíndrica e compressão entre pratos planos e paralelos com o objetivo de identificar o índice de menor variabilidade e potencialmente mais indicado para avaliação de firmeza do figo. Os resultados indicaram que a inspeção das curvas força-deformação é importante para estabelecer intervalos para avaliação de índices de firmeza. Dentre os índices de firmeza considerados, a energia de deformação até a deformação específica de 10%, utilizando-se de compressão entre pratos planos e paralelos, mostrou ser o mais indicado para avaliação de firmeza de figos devido ao menor coeficiente de variação exibido. (AU)

Processo FAPESP: 06/55157-8 - Qualidade do figo Roxo de Valinhos armazenado sob atmosfera modificada com variação de temperatura
Beneficiário:Antonio Carlos de Oliveira Ferraz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular