Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aplicação da técnica de deposição eletroforética para a obtenção de tubos cerâmicos de zircônia-ítria

Texto completo
Autor(es):
E. Caproni [1] ; R. Muccillo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais
[2] Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 58, n. 345, p. 131-136, 2012-03-00.
Resumo

A técnica de deposição eletroforética (EPD) é reconhecida como a mais versátil para o processamento de materiais particulados devido ao seu baixo custo, à deposição em minutos e à conformação de corpos cerâmicos com geometria complexa. Neste trabalho foi feita uma montagem experimental que permite a conformação simultânea de 16 tubos cerâmicos por EPD. Partículas micrométricas de zircônia:ítria foram depositadas, após ajustes nas características reológicas da suspensão em isopropanol, em eletrodo de grafita na forma de tubo. Os tubos cerâmicos, após sinterização a 1500 °C, foram caracterizados por difração de raios X, microscopia de varredura por sonda, espectroscopia de impedância e resposta elétrica em função do teor de oxigênio. A técnica de EPD mostrou-se adequada para obtenção de tubos cerâmicos densos totalmente estabilizados na fase cúbica e resposta elétrica a diferentes quantidades de oxigênio de acordo com a lei de Nernst. (AU)

Processo FAPESP: 05/53241-9 - Estudo de fenômenos intergranulares em materiais cerâmicos
Beneficiário:Reginaldo Muccillo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 06/61025-7 - Conformação por eletroforese e sinterização de sensores eletroquímicos tubulares para a detecção de oxigênio a altas temperaturas
Beneficiário:Érica Caproni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado