Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência da distribuição granulométrica na estabilidade dimensional de placas cerâmicas de base vermelha

Texto completo
Autor(es):
A. C. A. Prado [1] ; A. Zanardo [2] ; A. P. M. Menegazzo [3] ; M. M. T. Moreno [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Agrárias
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Departamento de Petrologia e Metalogenia
[3] Centro Cerâmico do Brasil. Centro de Inovação Tecnológica
[4] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Departamento de Petrologia e Metalogenia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 54, n. 332, p. 466-471, 2008-12-00.
Resumo

As propriedades do revestimento cerâmico queimado estão intrinsecamente ligadas às características da massa, dentre estas se encontram o tamanho, a distribuição, o formato e o arranjo das partículas. O efeito da distribuição granulométrica de partículas sobre a estabilidade dimensional de placas cerâmicas para revestimentos de base vermelha foi estudado em três massas, todas continham no mínimo 57% de material advindo da Formação Corumbataí. Foram estudadas duas distribuições granulométricas - uma parecida com aquelas usadas no Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes e, outra, com uma massa de grés. De uma maneira geral, granulações mais grossas, semelhantes à massa de Santa Gertrudes, variaram menos dimensionalmente quando as placas apresentaram médias e altas porosidades (absorção de água entre 3,0 e 10,0%). Já, granulações mais finas, similares a massas de grés, foram necessárias para a produção de placas de baixa absorção (menor que 3,0%). (AU)

Processo FAPESP: 03/01123-7 - Variacao na composicao da formacao corumbatai, na regiao de rio claro (sp), e a potencialidade de diversificacao de produtos ceramicos.
Beneficiário:Maria Margarita Torres Moreno
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular